sábado, 6 de janeiro de 2018

38 anos de baptizado



[Secção memórias] 38 anos passaram desde esta fotografia. 38 anos de baptizado em dia de Reis. Na altura, nada sonhava do que iria viver na relação com Deus. Nem qualquer noção do significado de ligar-me profundamente a Cristo Profeta, Sacerdote e Rei. Olhar para o que esta fotografia evoca, é ver o tanto que já vivi de busca, de perguntas e respostas, de presenças e ausências, de arrebatamentos espirituais calorosos e arrefecimento de vazios, de confirmações e de incertezas em decisões, que me levou desde a fugir da catequese ao sim em ser jesuíta e padre. Já questionei muito, ainda questiono outras tantas coisas, mas, em honestidade comigo próprio, nunca questionei a existência de Deus. Sempre fez parte de mim. Com consciência de que para alguns pode ser loucura, para outros estupidez ou algo ridículo, esta certeza do Amor feito Carne, que conhece e deseja amar cada canto do ser humano, em inclusão e universalidade, está-me presente na existência. Agradeço a decisão da minha Maria e do meu José em baptizar-me desde bem cedo e, depois, em dar-me a liberdade na descoberta da minha vocação. 38 anos passaram desde esta fotografia. 38 anos de baptizado em dia de Reis. 

Sem comentários:

Enviar um comentário