quarta-feira, 12 de julho de 2017

Dignidade e integridade




Mustafa Varol

[Secção desabafos] Considero a dignidade como intrínseca ao ser humano. Em aulas, formações, homilias, sempre de dela falo, arranjo uma posição de modo a ficar ao mesmo nível de quem me rodeia. O gesto ajuda-me a recordar que todos, sem excepção, ao nível da dignidade estamos ao mesmo nível. A educação tem o dever de nos recordar que somos chamados ao respeito dessa dignidade: respeitar e ser respeitado. No entanto, o que é, aparentemente, indiscutível, torna-se problemático quando a vida é afectada pelo incómodo da emoção mal gerida, como o apetite ou necessidade de reconhecimento, que leva à afirmação, ora de poder, ora de exploração de outros. A pessoa que assim age está desintegrada nalguma dimensão sua. Afinal, a integridade moral implica a biológica, a afectiva/psicológica, a racional, a social e, sim, a espiritual. 

Nos tempos actuais, temos vivido dramas muito sérios que tocam toda a sociedade portuguesa, tal como a situação do incêndio que lavrou totalmente a vida de 64 pessoas e humanamente a de centenas, em que continuamos com tudo mal explicado ao nível político. Mas essa é outra história. Neste momento, prefiro recordar que, quando tudo aconteceu, a onda de solidariedade mostrou de que integridade é feita grande parte da população portuguesa. As redes sociais foram o meio de informação e pedido de ajuda. Contudo, também se tornaram (como, infelizmente, tantas vezes acontece) o meio de desinformação e aproveitamento (pessoal e político) de tragédia alheia. Em situação de emergência, opiniões de bancada são do pior. E o que mais há e em crescendo são opiniões sem se ponderar minimamente dos efeitos que essas poderão causar, aumentando, como politicamente nos vamos habituando, a desresponsabilização das acções. Muitas vezes desejam-se as soluções perfeitas, mas essas existem no idealismo impossível de alcançar. O que realmente se quer são soluções adequadas à realidade concreta e tal apenas se alcança a partir do terreno com alguém com credibilidade, ou seja, com integridade moral que possa gerir e direccionar com responsabilidade os bens recebidos. 

A emoção é fundamental para mover em caso de perigo. Deixa de ser fundamental, quando se partilha imagens, vídeos ou textos a incitar a mais emoção, sobretudo agressiva e indignada, que não ajuda em nada a quem realmente precisa de apoio. Infelizmente, brinca-se demasiado com o sofrimento alheio. Para que se seja respeitado, há que mostrar respeito.


Em vídeos ou imagens que causem impacto há que ganhar distância, por exemplo, com a racionalidade, fazendo-se perguntas várias de modo a tentar ver o máximo de perspectivas, em que o julgamento final que se fará seja verdadeiramente ajustado. Isto dá trabalho, e muito. Sendo esse trabalho o que também ajuda a promover a integridade moral da humanidade, respeitando a dignidade de todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário