terça-feira, 13 de junho de 2017

Comunhão




“Última Ceia” de Dagnan-Bouveret


“P. Paulo, sempre me ensinaram que nunca devemos mastigar quando comungamos. Se o fazemos, somos carrascos porque estamos a triturar o próprio Jesus.” Ouvi esta resposta com espanto quando uma vez me apercebi de que muitas pessoas não mastigavam depois de comungar e perguntei o porquê. Nunca tinha ouvido tal coisa. Achei que era único. Mas não. Muitos adultos foram ensinados e muitas crianças continuam a ser ensinadas nesta teologia de arrepiar. [Depois, ainda nos admiramos por as pessoas “perderem a fé”.] “Tomai todos e comei.” Ora, o acto de comer um pedaço de pão ázimo consagrado implica o mastigar e assim saborear a realidade do próprio Senhor. Há pessoas que anos após anos sofreram e sofrem com esta teologia em que não se pode tocar o Senhor. Quem assim o propõe desconhece o Evangelho, na profundidade do que significa a proximidade com Deus. Mastigar faz parte da apropriação, da participação desse gesto em memorial que nos liga em profundidade com Cristo. Por uma questão prática, as hóstias são pequenas. Por isso, diz com graça um companheiro jesuíta: “acto de fé não é acreditar que o pão se torna Corpo de Cristo, mas acreditar que realmente é pão.” Se celebrássemos com pão ázimo no seu formato robusto, haveria de ser bonito termos de esperar um dia inteiro até que se dissolvesse e desfizesse na boca. Que o momento da comunhão seja de saborear, enquanto se mastiga, a força do próprio Jesus na nossa vida, ajudando-nos a sentir não carrascos, mas alimento de misericórdia e de paz uns para com os outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário