domingo, 7 de abril de 2013

Misericórdia



(Versión en español en los comentarios)

É relativamente fácil responder “quem é Deus” a partir de conceitos, numa argumentação intelectual interessante, talvez erudita. Mas o abraço, o sentido abraço que une coração a coração depois de histórias escutadas ou partilhadas, onde se vê e toca o Senhor, dá corpo à grande definição de Deus: a misericórdia. Levada a sério, deixa de haver “os nossos” e “os de fora”, passando a haver pessoas que são chamadas a amar e a ser amadas [como são].

3 comentários:

  1. Misericordia

    Es relativamente fácil contestar “quién es Dios” a partir de conceptos, en una argumentación intelectual interesante, tal vez erudita. Sin embargo, el abrazo, el sentido abrazo que une corazón a corazón después de historias escuchadas y compartidas, donde se ve y toca al Señor, da cuerpo a la gran definición de Dios: la misericordia. Llevada en serio, deja de haber “los nuestros” y “los de fuera”, pasando a haber personas que son llamadas a amar y a ser amadas [como son].

    ResponderEliminar
  2. Susana A.12:31

    Obrigada por ter regressado para responder demoradamente ao meu comentário no post anterior. Li com atenção. Quanto ao facto de a fé ser "essencial à humanidade", tendo a concordar, apesar de não ter a certeza se é pelos mesmos motivos. Parece-me que a noção da nossa própria finitude nos empurra quase naturalmente para a busca de argumentos que a suavizem - sendo que uns os encontram facilmente, outros nunca.


    Ps.: os pequenos "milagres musicais" de Einaudi são sublimes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana, obrigado a si pelas visitas aqui. Sim, quando me refiro à essencialidade da fé no ser humano, tem que ver com isso mesmo. Não se refere a um imediato em relação a Deus, pois aí entramos com muitos factores, mas à dimensão da fé que tem como base a confiança, por exemplo. Sim, depois a busca tem que se lhe diga, e os "encontros", ou não, ainda mais... o importante é que se faça caminho.

      P.S. - MUITO mesmo... como gosto deles também. :)

      Eliminar